Após o enorme sucesso inicial de Tubular Bells, Hergest Ridge e Ommadawn, Mike Oldfield teve que esperar sete anos antes de retornar ao top 10 da parada de álbuns do Reino Unido. Ele o fez em 1982 com o Five Miles Out e, em 4 de junho de 1983, o fez novamente com o Crises, quando seu oitavo estúdio entrou nos best-sellers em seu país de origem.

Para este novo projeto, gravado em Denham em Buckinghamshire e co-produzido por Oldfield com o prolífico baterista Simon Phillips, o artista combinou o experimental e o rádio.

"Um lado é muito comercial, cheio de singles, enquanto o outro é mais o material que quero fazer para satisfação pessoal", disse Oldfield na época. "Assim todos ficam felizes."

A faixa-título de Crises dura 20 minutos e ocupou todo o lado um. Houve uso extensivo aqui e ao longo do álbum do sintetizador Fairlight CMI em voga na época, ao lado de instrumentos tradicionais como harpa, bandolim e piano.

A segunda parte do álbum começou com a música que se tornou a sua assinatura, 'Moonlight Shadow', com vocais de Maggie Reilly, da banda escocesa Cado Belle.

Depois que Crises chegou ao 8º lugar no Reino Unido, começou a cair quando 'Shadow' começou a tocar nas rádios, e, gradualmente, acabou se tornado um sucesso de vendas.

O álbum alcançou o topo novamente, estreando no sexto posto, quando o single começou uma corrida de três semanas consecutivas no quarto lugar.

Famosos vocalistas convidados

Reilly também cantou em "Foreign Affair", e o segundo lado do disco incluiu outros vocalistas convidados notáveis.

Jon Anderson, do Yes, cantou e co-escreveu, 'In High Places', enquanto Roger Chapman, mais conhecido em seus dias com Family, depois em Streetwalkers e como artista solo, apareceu no single seguinte 'Shadow On The Wall.' Oldfield e Phillips tocaram todos os instrumentos em 'Taurus 3'.

"Estou feliz, melhor do que nunca, de fato", disse Oldfield quando Crises foi lançado.
“Dez anos no ramo da música me educaram bem.
Eu costumava pensar que a música era preciosa.
Agora, estou mais inclinado a pensar que é algo que você pode fazer ou não.
Eu costumava ser arrogante e vaidoso.
Agora não ... eu apenas continuo com o meu trabalho".





Texto original: www.udiscovermusic.com
Tradução: Fernanda