Uma música que capturou o zeitgeist do pouso na Lua, em 1969, 'Space Oddity' se tornou o primeiro hit de David Bowie e continua a influenciar a sociedade hoje.




O ex-agente de David Bowie, Kenneth Pitt, disse que sabia que o cantor e compositor havia criado algo especial com "Space Oddity" durante um intervalo após filmar a versão original da música em 2 de fevereiro de 1969.

"Que essa música era incomumente inteligente ficou evidente desde a primeira audiência, mas foi apenas durante o decorrer das filmagens que seu amplo apelo se tornou evidente", lembrou Pitt, que morreu em fevereiro de 2019, aos 96 anos em seu livro Bowie: The Pitt Report.

“Durante o intervalo para o almoço, livres do silêncio imposto a eles no set, as pessoas estavam rindo, conversando e cantando sobre o herói não convencional Major Tom.
Quando David entrou pela porta, alguém disse: 'Bem, se não é o major Tom'. "

"Eu estava fora da minha cabaça ... fez a música fluir"
 
As viagens espaciais dominaram a cultura popular no final dos anos 60, antes da primeira missão a pousar na Lua.

O personagem icônico de Bowie, Major Tom, foi baseado no Dr. David Bowman, do diretor Stanley Kubrick, interpretado por Keir Dullea no filme 2001: Odisseia no Espaço.

Bowie começou a escrever "Space Oddity" seis meses depois de assistir o filme, que foi lançado nos cinemas do Reino Unido em maio de 1968.

“Achei [o filme] incrível”, disse Bowie à revista Performing Songwriter em 2003. “De qualquer maneira, eu estava fora da minha cabaça, fiquei muito chapado quando o vi, várias vezes, e foi realmente uma revelação para mim. fez a música fluir".

"David escreveu 'Space Oddity' para nós dois a cantarmos"
 
Em fevereiro de 1969, Bowie foi ao Morgan Sound Studios na Willesden High Road para gravar um filme de 28 minutos chamado Love You Till Tuesday, o título de uma música que Bowie gravou para Decca em 1967. O filme foi sugerido por Günther Schneider, produtor do programa de TV alemão 4-3-2-1 Musik Für Junge Leute.

O filme promocional foi uma tentativa de Pitt de levar Bowie a um público mais amplo.

Bowie tocava ao lado do guitarrista John Yorkshire "Hutch" Hutchinson, que estava em turnê com David como parte de uma dupla chamada Feathers.
Bowie o havia escolhido em uma audição alguns anos antes.
"David escreveu 'Space Oddity' para nós dois a cantarmos.
É uma música em dueto, 'Ground control to Major Tom', disse Hutchinson mais tarde ao oneandother.com, em uma entrevista para promover sua biografia, Hutch And Bowie.
Durante a sessão de gravação, o guitarrista cantou as seções de "controle de solo", enquanto Bowie cantou como Major Tom.


No entanto, nem tudo correu bem naquele dia.
Enquanto Bowie ensaiava a cena final, onde o astronauta é acariciado por duas sedutoras espaciais - interpretadas por Samantha Bond e a assistente de produção Suzanne Mercer - Pitt discutiu com o diretor Malcolm J. Thomson que queria tornar as cenas consideravelmente mais ousadas.

No final, o filme foi arquivado e só foi lançado publicamente em 1984. Esta versão de “Space Oddity” pertence à Decca Records, depois que Pitt vendeu os direitos de Love You Till Tuesday para a PolyGram naquele ano.
Um DVD do filme foi lançado em 2005.

"Estava claro que ele havia composto algo extraordinário"

Apesar da decepção com o não lançamento do filme, Pitt estava convencido de que Bowie, de 22 anos, havia criado uma música verdadeiramente especial sobre um astronauta fictício.

"Ficou claro desde o primeiro lançamento "público" da música que David Bowie havia composto algo extraordinário", disse Pitt.

Bowie posteriormente apresentou outras versões da música na tentativa de garantir um contrato de gravação, o que levou à versão de sucesso gravada em 20 de junho de 1969, feita com o produtor de Elton John, Gus Dudgeon.

A música foi lançada em 11 de julho, pouco mais de uma semana antes de Neil Armstrong e Buzz Aldrin pisarem na Lua.

A BBC tocou "Space Oddity" durante a cobertura do pouso da Apollo 11.

"Tenho certeza de que eles realmente não estavam ouvindo a letra", disse Bowie mais tarde.

"É claro que fiquei muito feliz com o que eles fizeram".

"Eu sempre lidei com alienação e isolamento"

Bowie disse que a maioria das pessoas presumiu que a música foi escrita sobre o pouso espacial, desconhecendo que a inspiração original foi o filme de Kubrick.

Mais tarde, ele revisitou seu personagem Major Tom nas músicas "Ashes To Ashes", "Hallo Spaceboy", e no videoclipe de "★".

“Tematicamente, sempre lidei com alienação e isolamento.
Muitas vezes me coloco em situações em que estou isolado para poder escrever sobre isso”
, disse Bowie.

"Space Oddity", a história atmosférica de um astronauta abandonado que orbita a Terra, continua sendo uma das músicas mais peculiares e pungentes do final dos anos 60.
Esta obra-prima continuou a influenciar a sociedade no século XXI.

Versões da canção foram gravadas por artistas tão diversos quanto Sheryl Crow, Def Leppard, Tangerine Dream e William Shatner. Em maio de 2013, o astronauta canadense Chris Hadfield, comandante da Expedição 35 para a Estação Espacial Internacional, gravou uma versão no espaço que se tornou viral - dedicada ao "gênio de David Bowie".

Fonte: www.udiscovermusic.com
Tradução: Fernanda